Nosso objetivo é concentrar e otimizar esforços para atingirmos juntos a meta de 40% de embalagens de vidro recicladas ao ano, até 2032. Ao conquistar isso, ganharemos todos: consumidores, empresas, meio ambiente e trabalhadores que atuam diretamente na cadeia de reciclagem do vidro.
O vidro é um dos principais protagonistas da economia circular que tanto almejamos na sustentabilidade do nosso planeta. Isso, porque o vidro é 100% e infinitamente reciclável. Cada quilo de caco de vidro produz um quilo de vidro apto ao consumo, uso, reuso e, novamente, à reciclagem. Essa característica, rara entre os materiais que consumimos no dia a dia, reduz os descartes na natureza, e dá sentido ao nome da nossa Entidade: Circula Vidro.
A singularidade do vidro o transforma em um dos principais aliados das políticas de logística reversa de resíduos sólidos. Mas o que é isso? A logística reversa de resíduos sólidos é o conjunto de ações que envolvem a recuperação do que é descartado na natureza. Inclui a coleta, transporte e armazenamento desse resíduo, reciclagem quando é o caso, ou o tratamento do que não pode ser reaproveitado.
Comprometidas com o tema, as associações do setor de embalagens de vidro ABIVIDRO (Associação Brasileira das Indústrias de Vidro), ABRABE (Associação Brasileira de Bebidas) e SINDICERV (Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja), que representam quase a totalidade das fabricantes e usuárias de vidro do país, se uniram para formar esta entidade gestora única, a Circula Vidro, responsável por gerir a logística reversa de embalagens no Brasil.